Justiça absolve donos de posto de Guabiruba que explodiu em 2009 e matou três pessoas

Os donos do posto de combustível em Guabiruba, no Vale do Itajaí, onde uma explosão matou três técnicos em manutenção e feriu um cliente, em novembro de 2009, foram inocentados na manhã desta quinta-feira (25) em Florianópolis. Os desembargadores Newton Varella, Jorge Schaefer Martins e Rodrigo Collaço, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de SC, aceitaram por unanimidade o recurso da defesa, absolvendo Valdir e Nídia Fachi das acusações de homicídio culposo e lesão corporal culposa. Durante sua sustentação oral, o advogado Claudio Gastão da Rosa Filho destacou: “Ficou claro que tudo não passou de uma tragédia”.


Os dois acusados, que na época do acidente eram casados, haviam sido condenados em primeira instância a um ano, nove meses e 10 dias de detenção, e 10 dias de multa (em regime aberto) pela Justiça de Brusque, que entendeu que eles tiveram culpa porque o pessoal contratado não seria qualificado e não teria sido advertido quanto à falta de roupa adequada e isolamento da área. Morreram na explosão, provocada pela ignição de um carro, os trabalhadores Luiz de Moura, 31 anos, Clóvis Pereira, 33, e Romuniz Thomaz, 36. O cliente Ricardo Sandro, de 19 anos, teve ferimentos graves. Quatro carros foram completamente destruídos pelas chamas.
A defesa argumentou na sessão de hoje no TJ-SC que Valdir e Nídia Fachi contratavam Luiz de Moura para fazer apenas a manutenção das bombas. Para os serviços no tanque de onde vazou o combustível, a cada quatro anos era contratada outra empresa, credenciada pela Fatma. Segundo Gastão Filho, os acusados nunca entenderam porque as vítimas foram mexer no tanque sem que eles tivessem pedido isso. Luiz já cuidava das bombas do posto há seis anos, sem nunca ter havido qualquer incidente e sempre dentro dos padrões do Inmetro. Segundo Nídia Fachi, Luiz sempre fazia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto