Formação superior é fundamental para jornalistas, diz coordenador


O coordenador do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Leonel Azevedo de Aguiar, afirmou há pouco que a formação superior dos jornalistas é fundamental em sociedades “complexas” como a brasileira. "O jornalismo contemporâneo não é local de expressão de opinião, mas de produção de informações. A qualificação profissional é, portanto, importantíssima na apuração das notícias ", defendeu.
Ele participa de audiência pública da comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, que busca reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, acabou com a obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo.
Conforme o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Eduardo Franciscato, a qualificação profissional dos jornalistas é requisito para uma visão ética e humanística da informação. “Informação com qualidade é o melhor para sociedade", completou.
Decisão surpreendente
Já a professora Leise Taveira dos Santos enalteceu que blogs e redes sociais, como o twitter, são espaços de expressão social. Segundo ela, a decisão do Supremo de retirar a exigência do diploma surpreendeu a todos. "Para os estudantes a sensação foi de golpe", disse.
O debate prossegue no plenário 3.

Comentários

Anônimo disse…
O diploma é de suma importância,não pelo diploma em si, mas pelo que é estudado, algo que vai muito além de técnicas. É com o estudo que se aprende a exercer a profissão com qualidade, ética, agilidade e competência. Só quem passa por uma formação superior em comunicação sabe bem do que estou me referindo.

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto