IV Congresso do PT começa nesta quinta e debate eleições 2010



quarto_congresso_pt_2











Começa nesta quinta-feira (18) em Brasília o IV Congresso Nacional do PT. Durante o evento, os 1.350 delegados escolhidos durante o Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 vão discutir a conjuntura nacional e internacional, a política de alianças e as eleições de 2010. No evento, que segue até sábado (20) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, haverá a posse dos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional.

As atividades do IV Congresso começam às 10h desta quinta-feira, com um seminário entre delegações internacionais. Às 20h, haverá um show de música popular brasileira.
Na manhã de sexta-feira (19), os delegados vão votar o regimento interno e iniciar os debates políticos e a votação de resoluções. Os novos dirigentes do partido tomam posse às 19h30 do mesmo dia.
Às 9h de sábado, serão recebidos os representantes dos movimentos sociais. Às 10h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 14h30, ocorre a primeira reunião do novo Diretório Nacional. O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, comanda os trabalhos. Às 20h, começa a festa dos 30 anos do PT.
Além dos debates políticos, o evento traz uma intensa programação cultural. Na quinta-feira, haverá intervenção cênica dos palhaços Charles e Tchuchuco (São Paulo). Durante o almoço, o Rolo Trio (Rio de Janeiro) apresenta um show de blues e jazz. No fim da tarde, o grupo Tripé (Mato Grosso do Sul) toca rock pop rural. À noite, a banda Mandracatu (Pernambuco) apresenta repertório de forró.
Na sexta-feira, Dr. Dim e DJ Gez (Goiás) tocam hip hop. No fim da tarde, o Quartchêto (Rio Grande do Sul) traz musica gaúcha com roupagem contemporânea. Durante os três dias, haverá exposição dos artistas plásticos Cláudia Lobo (Maranhão), Edson Melo (Goiás) e Joana Rodrigues (Minas Gerais).
Para quem gosta de cinema, haverá exibição de filmes. Na sexta-feira, às 13h, será apresentado o longa "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton. Às 17h, é a vez do documentário "Roraimeira", de Thiago Chaves Briglia. No sábado, às 13h, nova exibição de "Batismo de Sangue". Às 17h, será apresentado o filme "Narradores de Javé", de Eliane Café.
O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, levará ao IV Congresso Nacional do PT uma exposição de cartazes que marcaram a história do partido. Serão 61 painéis com momentos marcantes da trajetória do PT, das questões institucionais às bandeiras de luta, passando por campanhas eleitorais.
A seleção foi feita a partir de arquivos do partido, acervos públicos e pessoais, muitos doados por militantes e dirigentes ao Centro Sérgio Buarque de Holanda. A exposição "PT 30 anos - Cartazes" permanecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante os três dias de atividades.
A Setorial Nacional de Economia Solidaria do PT vai apresentar durante o evento uma mostra dos produtos e serviços do setor. O objetivo é apresentar aos delegados o atual estágio de desenvolvimento da economia solidária no Brasil.
Os jornalistas interessados em acompanhar o IV Congresso Nacional do PT devem requisitar credenciamento até as 18h desta sexta-feira (12) junto à Secretaria Nacional de Comunicação do partido. A solicitação deve ser enviada para o e-mailflavia.ribas@pt.org.br , com os seguintes dados: nome do profissional, função, nome do veículo e número do documento de identidade.
Serão liberadas credenciais para, no máximo, duas equipes por veículo. A entrega das credenciais acontecerá a partir das 9h do dia 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para retirar o crachá, o profissional tem de apresentar o documento de identidade e a identidade funcional da empresa em que trabalha.
Leia aqui (http://www.pt.org.br/portalpt/dados/bancoimg/100211142917Regimento4CongressoNacional.pdf) o regimento do IC Congresso Nacional do PT.
Equipe Informes, com Portal do PT

Bookmark and Share

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto