Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto




Bookmark and Share

Djalma Rios, o Cascão é um dos rappers brasileiros com maior acenção na periferia brasileira, com videos no youtube com milhares de visitas e presença fiel em radios e som de carros espalhados pela periferia brasileira, o grupo  Trilha sonora do Gueto, é famoso por causar polemicas desde sempre. O grupo expressa através da linguagem Hip Hop, criticas que vão do sensacionalismo da midia brasileira a estorsão praticada por lideres de determinadas denominações religiosas ao povo pobre.


"Analisa quantos mano que foi preso inocente
Na tela do Datena foi tachado delinquente
Vai pensando que a familia no trampo vai atura
Todo mundo olha torto pronto pra discrimina"
(Trecho da musica Veja, no qual o grupo fala da mídia saguinaria Brasileira) 


Cascão foi assaltante de Banco, e depois de cumprir quase uma decada de cadeia, saiu pela porta da frente  se formou em Direito, durante sua pena se converteu a igreja de Jesus Cristo  e ainda montou um dos grupos mais famosos de Hip Hop da historia conteporanea Brasileira.

"Brasil país das maravilhas e país das facção
tem o cv o pcc a universal e a televisão
direto fala que o Marcola o Fernandinho Beira-Mar
se encontram preso porque crimes eles foram praticar
Edir Macedo não vai preso é um honesto cidadão
melhor dizendo não vai preso porque não é do Capão"
(Trecho da polêmica musica: Ja era a igreja, a igreja ja era)



Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto:
Bookmark and Share








André Guimarães: Idade ?





Cascão: Tenho 37 anos, completos em 8 de dezembro.






André Guimarães: Estado Civil ?






Cascão: Solteiro, porém realizado como homem, tenho filhos.






André Guimarães: Time de futebol ?







Cascão: Sou torcedor do São Paulo, no entanto não tenho muito desse negocio de prestar atenção, sou muito de viver apenas o que posso alcançar e futebol é como uma ilusão de ótica,







André Guimarães: Religião ?







Cascão: Sou evangélico, no momento estou estudando teologia, tenho a finalidade de aprender mais a respeito das minhas crenças, afinal tenho alguns seguidores no Brasil e tenho que ser uma representação verdadeira para eles e não uma ficção.






André Guimarães: Cascão quando que você decidiu que iria Fazer HIP HOP ?






Cascão: Quando na prisão me encontrava questionando a DEUS o porque todos tinham um dom e eu não sabia fazer nada, e como Deus é fiel não demorou minha resposta, me peguei escrevendo revolução, revolução esta que me reportou a todos os lugares através da minha musica.






André Guimarães: O que mudou na sua vida, de ter saltado do dia a dia da vida no crime e hoje ser um agente de transformação social ?






Cascão: Muito, socialmente, espiritualmente, humanamente, aprendi a lei do plantio e da colheita, onde temos que plantar o que queremos colher, porem temos que esperar o tempo certo das coisas se queremos ser bem sucedidos nas nossas vidas.








André Guimarães: Qual o caminho na sua opinião para acabar com os homicídios tão constantes nas periferias brasileiras ?










Cascão: Não vejo como acabar uma circunstancia que vem das eras remotas da humanidade. se vc ler as historias da bíblia vera que sempre existiu a guerra entre poder o ser humano nunca se convenceu do bem comunitário e coletivo luta incessantemente por sua satisfação pessoal, o que é de se esperar, senão não justificaria o fim do mundo e a morte de Jesus no calvário.








André Guimarães: A respeito da legalização das drogas, qual a sua opinião ?







Cascão: Sou contra, sou a favor da aniquilação delas, afinal perdemos uma vastidão de famílias com esses problemas e o estado democrático de direito pelo qual somos vitimas só pensa em faturar com pagamentos de tributos, assim sendo, pensemos como sociedade, eles liberam as drogas nossos jovens usam ficam doentes nós pagamos o preço dos remédios e o sistema ganha tributo em todos os itens que citei porque todos legalizados e consumidos socialmente geram recursos para eles que é meramente o objetivo do sistema capitalista.








André Guimarães: A violência do estado contra o povo da periferia é algo preocupante, a juventude é a principal vitima da violência policial, qual a principal arma do povo contra esta opressão?







Cascão: Acredito na informação mediante escolaridade e graduação acadêmica, sou prova viva desse fato, outrora era apenas um ex-presidiario hoje formado em direito percebo como as informações se processam pelo que vc é socialmente e pelo conteúdo de informação que vc tem para oferecer, quando tomo enquadro que narro que sou formado em direito os "coxas" tem até receio de como proceder comigo para nao cometer o ridículo que é um normal da categoria semi-analfa deles.Rapa, estudar nunca é demais, sou prova viva desse fato.








André Guimarães: O modelo de "cadeia" no Brasil é falido, pobre sofre o rigor da lei, e rico os beneficios da lei, ter dinheiro e ficar preso é coisa rara. Qual a solução para que o sistema penitenciário cumpra seu papel com justiça, humanismo e igualdade







Cascão: Também posso ter um paralelo real com relação a esse tema, pois amarguei exatos 8 anos da minha vida no cárcere falido, e os problemas lá surgem das mesmas falhas sociais dos nossos representantes políticos, a corrupção, veja bem o estado tem "X" de verbas para cumprir com essa função social de administrar os presídios, porem desvia se para finalidades especificas e pessoais dos interessados e assim nascem os problemas derivados.Penso que o sistema organizacional do Brasil em si se perdeu na corrupção e falta de ética social, a humanidade a cada dia entra mais e mais numa eterna falência de personalidade espiritual o ser humano se afasta a cada dia de DEUS e de sua essencial que é a natureza, ele com seu egocentrismo e sua auto-suficiência está tomando a direção de sua existência e querendo se transformar em criador esquecendo seu papel de criatura e como não podia ser toda criatura abandonada por seu criador entra em estado de extinção.








André Guimarães: Qual é hoje seu principal Projeto social e musical ?









Cascão: Demonstrar a importância que temos em dar valor a natureza e ao criador que nos sustem invólucros na batalha do dia a dia, tenho vontade de contar meu testemunho de vida Brasil a fora e ser exemplo do poder da conversão onde cristo salva e devolve caráter.Quero aproveitar essa influencia na musica para resgatar essa molecada para seguir o propósito de salvação da alma pela misericórdia de Jesus Cristo.





Dia 25/02 agora, tenho uma palestra na vila madalena em São Paulo onde sou o orador da palestra.







André Guimarães: Você sofreu criticas pela musica: Já Era A Igreja, A Igreja Já Era ?








Cascão: Sim, dos alienados da igreja no entanto maior foi a informação que passei para muitos que achavam que Deus vende passaporte para o céu, não tenho do que reclamar fico feliz quando faço meu papel de maneira correta e com responsabilidade.









André Guimarães: Qual a experiência de atuar com seu filho no Trilha Sonora ?







Cascão: Muito boa, qual pai não se realiza sabendo que seu primogênito já está encaminhado socialmente num mundo de dificuldades onde percebemos a cada dia a dificuldade de educar nossas heranças genéticas







André Guimarães: Qual o papel das lideranças do hip hop brasileiro na transformação social ?









Cascão: Ser exemplos de verdades que não se encontram nas demais camadas sociais, o movimento rap é o único em que ainda se divulgam uma necessidade de mudanças sociais, seus representantes tem de ser pessoas a cima de qualquer distorção de caráter alternativo e assim é minha postura.







André Guimarães: O que você acha do governo José Serra ?







Cascão: Mais um da elite que visa sua importância política para se promover no futuro, se faz parte da area da saúde investe em saúde, ou seja, prevalece os interesses pessoais e não coletivos, esta longe do ideal político necessário para um povo que tem inúmeras carências de urgência para se sobreviver.









André Guimarães: E do LULA ?







Cascão: Do tempo que me entendo como vitima do sistema político acho que foi o melhor administrador uma vez que representar o povo com as divergências da oposição não é tarefas das mais fáceis, mas ele de certa forma fez bastante coisa boa. 







André Guimarães: Para finalizar, uma curiosidade minha desde que ouço o Trilha Sonora do Gueto: Você já teve algum dialogo direto ou indireto com o Datena ?







Cascão: Não, mas não vejo problemas com isso sou democrático e tenho fundamentação nas minhas teses que defendo, assim sendo não escrevo musicas por emoção e sim com a razão dos problemas sociais que eles debocham, por tanto não temo quem venha a me questionar.


Bookmark and Share



Comentários

Anônimo disse…
Ae muito boa sua vizão sou jovem tenho 18 anos fui preso no artigo 1.5.7 com 16 anos em um assalto e sei que DEUS olha por mim e por todos meus irmão.

o caminho é cristo irmão;

outra fita ., vida loka não vira,nace como diz o cascão

valeu forte abraço rapaz
rafael disse…
Eu sou fã do grupo trilha sonora do gueto

E admiro a historia de vida do casção

não tenho nem uma passagem pela cadeia mais agradeço muito a Deus por ter colocado o rap no meu caminho é um grande exemplo de que o crime não compensa
ele me tiro pessoas que eu amava e as drogas também, e para todos, o álcool também é droga.
e como diz o
trilha
fmza total
rafael disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
ae cascão mando um salve pra vc por nos representa

jah fui preso por artigo 15.7,12 e homicidios e sei q como são as cadeias do brasil e sei q sem deus sem chance lamentavem

por issu quero manda um salve e quero q salve jovens q te escutam q hoj trilham o nosso caminho

e o crime ñ compensa msmo

e nois

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina