Mais uma do Briguet, esta representa tudo que penso sobre a cena politica local.

O rebaixamento de uma cidade




Por Paulo Briguet



O time do Londrina Esporte Clube foi rebaixado agora. A cidade se rebaixou em outubro do ano passado, ao eleger um candidato que obviamente não tinha condições jurídicas de exercer o cargo. Neste domingo, Londrina corre o risco de uma terceira queda, se eleger o clone do candidato impugnado.

É um clone jovem, atlético, combativo. Ainda assim, um clone. Durante oito anos, tentou demonstrar que era uma alternativa viável ao triplo ex (ex-prefeito, ex-cassado, ex-preso). Este cronista chegou – por um momento, e que Deus o perdoe – a acreditar que essa alternativa era possível. No entanto, as poucas ilusões que restavam foram sepultadas para sempre com a aliança entre a velha raposa política e seu discípulo de sempre.

Não tenham ilusões: a imagem dos dois políticos abraçados no palanque será o retrato dos próximos quatro anos de governo, caso as urnas venham a confirmar o rebaixamento político de Londrina, mais uma vez, a vergonha nacional.

A vitória do clone será a vitória do populismo. Será o triunfo da turma que há 20 anos, com escassos períodos de ruptura, domina a cena política da cidade, alternando-se no poder, sob diferentes siglas. A “mão invisível”, não a de Adam Smith, mas outra mão, ou talvez garra, que esteve com a faca e o queijo durante duas décadas, prepara-se para outra vez tomar conta do pedaço.

Eleito o clone, estaremos sob a liderança de Cérbero, o cão de três cabeças: uma da cidade rival, uma da sanha federal e outra da raposa local.

O populismo é tão forte que tomou conta até mesmo os políticos de oposição. Influenciados por seus marqueteiros, acham que a verdade não dá voto. É simples assim.

O orçamento municipal virou um saco sem fundo, uma cartola mágica de onde se pode tirar não apenas um coelho, mas a felicidade geral dos pés-vermelhos. Saúde, educação, segurança, trânsito e até o futebol – triste futebol! – vão virar paraísos terrestres da noite para o dia. A ninguém ocorre perguntar: de onde vem o dinheiro para isso? Pois a resposta é dura (e não recomendada pela assessoria de marketing): vem dos nossos bolsos.

Ninguém foi ao formidável enterro da última realidade, mas daí a dizer que todos os políticos são iguais há uma diferença muito grande. Se colocarmos, face a face, as duas candidaturas que se apresentam no terceiro turno, veremos que uma delas ainda tem o benefício da dúvida. Ainda lhe restam fragmentos de realismo, momentos de racionalidade, pedaços de alento, vestígios de bom senso, ecos de esperança.

Ainda é possível, à população londrinense, evitar a queda definitiva, não apenas para a segunda divisão, mas para outro lugar, de onde é muito mais complicado fugir: o abismo da vergonha.

Dizem que errar uma vez é humano, duas vezes é burrice. Londrina tem a rara chance, neste domingo, de não errar pela terceira vez seguida.

Comentários

Paulo Briguet disse…
Obrigado pela colher de chá, André. Um abraço do seu amigo conservador.

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto